Escutem os artistas da QuinTao!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ricardo Ulpiano indica Sade Adu!

Texto: Guilherme Lanna
Foto: www.bahianoticias.com.br

Hoje, vamos apresentar no blog da QuinTAO a história da cantora Sade Adu. A nigeriana,  nascida em 16 de janeiro de 1959, é uma das cantoras preferidas do compositor Ricardo Ulpiano.

Ainda quando criança, Sade foi morar na Inglaterra após a separação de seus pais. Cresceu escutando grandes nomes da soul music como Marvin Gaye, Curtis Myfield e Donny Hathaway. Apesar disso, no começo não dedicou sua vida artística exclusivamente à música. Sade estudou desenho de moda, mas desistiu do mundo fashion após perceber que não poderia conciliar seu gosto por criação com a necessidade de ganhar a vida.

Sua primeira experiência musical, já como cantora e compositora, foi com a banda Pride, formada pelos amigos de colégio. Com 24 anos de idade, ela decidiu torna-se figura central de um projeto e convida Stuart Matthewman, Andrew Hale e Paul Spencer Denman, antigos integrantes da banda, para montar o Sade.

O primeiro álbum da banda, Diomond Life (1984), foi um dos discos mais escutados na Inglaterra com o single, Smooth Operator, incluído no Top Ten do país. A partir daquele ano, a banda ganhou o mundo. O segundo álbum, Promise, ficou na parada dos Estados Unidos durante meio ano. As músicas Never as good as the first time e The sweetest taboo”foram as  mais escutadas pelos norte americanos.

No ano de 1985, a carreira da cantora ganhou ainda mais destaque após a participação de Sade no filme Absolute Beginners, do diretor inglês Julian Temple. No ano seguinte, ganhou o Grammy como artista revelação e mudou-se para Madrid, Espanha. Em 1989, casou-se com o diretor de cinema Carlos Scola, mas a união durou pouco, o que ocasionou o retorno de Sade à Inglaterra.

Stronger Than Pride foi o terceiro álbum bem sucedido da cantora e banda. O Hit, Paradise, ficou em  primeiro lugar na parada soul, assim como “Nothing can come between us” e “Keep Looking” que tiveram grandes destaques também. Em 1992, o álbum Love Deluxe  manteve a cantora no auge com os sucessos No ordinary love, Pearls e Feel no pain. Apenas em 2000, surge um novo álbum, Lovers Rock, um tanto quanto comportado, mas com a mesma elegância. Tanto é que gerou uma turnê por quase uma década, culminando no lançamento do DVD Lovers Live.

Escutem aí um grande sucesso desta cantora talentosíssima!


Discografia:
Diamond Life (1984)
Promise (1985)
Stronger Than Pride (1988)
Love Deluxe (1992)
The Best of Sade (1994)
Lovers Rock (2000)
Lovers Live (2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário