Escutem os artistas da QuinTao!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ricardo Ulpiano indica Drexler


Texto: Guilherme Lanna
foto: Site Livraria Curitiba

Ricardo Ulpiano possui várias influências na música e fora dela também. Para qualquer compositor, a criação se dá pelas suas experiências sonoras e pela sensibilidade diante das informações recebidas no dia a dia. Falando de musicalidade, Ulpiano é um grande pesquisador da cultura e, principalmente, da música latina. Seu álbum QuinTao, por exemplo, é hibrido e podemos perceber todo este universo latino dentro dele.

Um dos artistas que Ricardo Ulpiano mais escuta é o uruguaio Jorge Drexler. Para quem não conhece, ele é o compositor da canção “Al otro lado del río”, que fez parte do filme “Diário de Motocicleta”, de Walter Salles. Esta música foi a primeira em espanhol a vencer o Oscar de “Melhor Canção”, um marco importante para carreira dele e para a cultura latina.  Ao todo são 11 álbuns, sendo o “Sea” o mais conhecido por ter sido indicado ao Latin Grammy Awards e ao MTV Latin Awards, em 2001.

É interessante ver o contato de Drexler com o povo brasileiro.  Além de surfar nas férias no Brasil e ser admirador do carnaval carioca e baiano, ele já fez parcerias ou dividiu palco com diversos cantores da MPB como Paulinho Moska, Maria Rita, Tiê, entre outros. Sua identidade sonora passa por muitas referências contemporâneas como a música eletrônica, por exemplo. Assim, ele cria coros de murgas distorcidos, candombes, tangos eletrônicos e mistura a ritmos tradicionais como samba e milongas.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho de Jorge Drexler. Para reforçar a contemporaneidade do artista, escute uma belíssima versão de High and Dry do RadioHead.

Nenhum comentário:

Postar um comentário