Escutem os artistas da QuinTao!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ricardo Ulpiano: Do TAO a HAI KAY

                                    

O expressão “QuinTao” que nomeia o primeiro cd autoral do músico e compositor Ricardo Ulpiano foi construída a  partir da junção das palavras Quintal e Tao.  A primeira palavra nos remete a morada, casa, além de fazer alusão sobre o questionamento humano do destino e objetivos de cada um sobre a vida. O segundo termo é uma expressão oriental que significa caminho, sentido. Ou seja, para sabermos para onde vamos precisamos trilhar nossos cominhos.

Mas não é apenas o nome QuinTao que representa esta pluralidade cultural do cd de Ricardo Ulpiano. A música “Hai Kay” em parceria com Denise Ursine também tem o nome e conceito musical ligado à cultura oriental. Para quem não conhece o termo, esta palavra é o nome dado às pequenas poesias com métricas e molde orientais. Ela surgiu no século XVI e logo se espalhou pelo mundo. O poeta mais tradicional do estilo chama Matsuo Basho (1644-1694).

Já é primavera:
    Uma colina sem nome
    Sob a névoa da manhã.
        - Matsuo Basho

Ao tratar da essência do Haikay, estilo de poesia, percebe-se uma ligação muito forte com filosofia espiritualista e o simbolismo dos místicos orientais que expressam muito das suas virtudes e ensinamentos através de símbolos, mitos e  poesia das imagens. O objetivo é transcender a linguagem científica que trata a natureza com fórmulas e às pessoas como máquinas.

Ela revela a sensibilidade dos poetas na busca pelas sutilezas e harmonias da essência da natureza. Seu pequeno tamanho permite reviver, transmitir e relembrar às impressões de forma rápida. A natureza contemplativa da poesia valoriza as cores, transformações, estações do ano, sonhos, sombras da realidade e a interseção entre o lógico e o desconhecido.

Sobre a métrica, o Haikay possui uma estrutura definida por regras bem concisas, mas ela pode ser levemente adaptada de acordo com circunstâncias. Cada poesia possui um foco diferente de acordo com o estilo de quem escreve. Alguns focam mais o conteúdo de acordo com uma imagem ou momento da natureza. Outros dão importância pra o misticismo da cultura zen-budista. E ainda têm aqueles que importam com a métrica de 17 sílabas, usuais ou poéticas, distribuídas em 3 linhas no 5-7-5. Ou seja, 5 sílabas na primeira linha, 7 na segunda e 5 na terceira.

Conheça a música Hay Kay de Ricardo Ulpiano e Denise Ursino que conta com participação de Érika Machado, Vander Lee e as primeiras palavras de Ravi, filho de Ricardo. Curta letra

“Simples e singelo canto
Pequeno momento fez-se pranto
Luz que brilha na água do olho
Rósea borda desencanto

Fenda que aferra a folha
Dentro da bolha resiste e paz
Cala que revela aurora
Alma chora o amor se faz”

http://palcomp3.com/ricardulpiano/#!/hai-kai



Nenhum comentário:

Postar um comentário